fone / fax 17 3519.3111
Você está em: Inicial » Curiosidades » Detalhes da Curiosidade
Por: Admin
12/7/2012 2:25:21 PM
A doença de Peyronie foi descrita por François Gigot de La Peyronie em 1743. Caracteriza-se pela presença de placas fibróticas ("cicatriz") na túnica albugínea, que envolve os corpos cavernosos, levando a alteração da elasticidade do corpo cavernoso com dor e curvatura anormal na ereção, podendo levar à disfunção erétil (impotência).
Etiologia: A causa da doença de Peyronie permanece desconhecida, existindo diversas hipóteses como: doenças auto-imunes, doenças metabólicas, doenças fibromatosas e microtraumas do pênis em ereção. Diagnóstico: Realizado através da história de dor e/ou curvatura na ereção e pelo exame físico, onde encontramos placa fibrótica palpável, mais freqüente na região dorsal e terço distal do pênis. O uso de ereção artificial pode ser útil para quantificar a curvatura e orientar o tratamento. Tratamento: Os casos iniciais podem apresentar até 50% de estabilização ou cura espontânea, sem o uso de qualquer medicação.
Clínico (Medicamentoso): Indicado para casos iniciais, sem alteração da ereção, com objetivo de melhorar a dor e estabilizar ou eliminar a placa fibrótica. Apesar do uso freqüente, os resultados são ruins e falta uma opção verdadeiramente eficiente de tratamento clínico. As drogas mais utilizadas são: - Uso oral: vitamina E, potaba, colchicina e tamoxifeno - Uso Intralesional: corticóides e Interferon alfa Cirúrgico: Indicado para correção da curvatura peniana, podendo ser realizado com ou sem a ressecção ou incisão da placa fibrótica. Nos casos de disfunção erétil, realiza-se a correção da curvatura e colocação de prótese peniana no mesmo ato cirúrgico.
Tire suas dúvidas em Urologia »
Conheça a atuação »
Fone/Fax: 17 3519-3111
Rua Antonio de Godoy, 4473 CEP: 15015-100 - São José do Rio Preto - SP
Todos os direitos reservados © 2021 - Urologia | Eliseu Denadai
Design e desenvolvimento