Você está em: Inicial » Curiosidades » Detalhes da Curiosidade

Vasectomia

Por: Admin

12/7/2012 2:15:58 PM

O que é vasectomia?

Como você já deve saber, a vasectomia é uma cirurgia que torna o homem estéril.
Mas provavelmente o que você não sabe são detalhes da cirurgia e principalmente o que se segue. Esta é a intenção destas informações. Para começar, você necessita de algumas informações básicas sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino (como se vê na figura). Durante o ato sexual, o espermatozóide que foi produzido pelo testículo viaja através do deferente, mistura-se ao líquido seminal (o que é produzido pela vesícula seminal e pela próstata), sendo ejaculado pelo pênis.
Quando o urologista faz a vasctomia (anestesia local e no ambulatório) ele corta o ducto deferente dos dois lados, retirando um pequeno segmento e amarrando os cotos. O objetivo é impedir o espermatozóide de chegar ao líquido seminal, e não havendo espermatozóide não há fecundação.


Eu me tornarei estéril logo após a realização da cirurgia?

Não. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam você não se tornará estéril imediatamente após a cirurgia. Isto é devido a presença de espermatozóides localizados. Após o local da ligadura. Até que todos estes espermatozóides sejam ejaculados você poderá engravidar sua parceira. Em geral recomenda-se de 12 a 20 ejaculações para a eliminação de todos os espermatozóides. A segurança absoluta só é conseguida com o exame do esperma, que deve ser realizado após 12 ejaculações.


Os efeitos da cirurgia são permanentes?

Sim. Aliás esta é a intenção da cirurgia, que você fique completamente estéril. A possibilidade dos dois cotos se recanalizarem espontaneamente é mínima. Por este motivo é muito importante que você esteja bastante seguro, antes da cirurgia, de que você não quer mais filhos.


Supondo que eu mude de idéia após a cirurgia, ela poderá ser refeita?

O urologista poderá recanalizar cirurgicamente o seu deferente. Porém, após a cirurgia, chamada de reanastomose, a fertilidade é restaurada em menos de 50% dos casos. Portanto, você deve considerar a cirurgia como irreversível.

Esta cirurgia pode afetar a minha vida sexual?

Apesar da vasectomia torná-lo estéril, ela não tem nenhuma influência na sua potência, ou seja a possibilidade de manter relação sexual. Na prática, muitos casais relatam que houve uma melhora no seu relacionamento sexual, porque não há preocupação de uma gravidez indesejada.


Eu continuarei a ejacular de maneira normal?

Sim. A maior quantidade do líquido seminal é produzida pela vesícula seminal e pela próstata. Somente uma pequena quantidade é composta pelo espermatozóide, e portanto, a ejaculação continuará de forma normal.


A vasectomia é indolor?

Apesar de ser uma pequena cirurgia, ela causára um certo desconforto. Entretanto, com anestesia local apropriada e analgésicos no pós operatório, isto está minimizado, tornando o procedimento bem suportado. Um repouso de 48 horas é aconselhável.


Existem complicações após a vasectomia?

Os problemas que podem ocorrer após a cirurgia são de pequena monta. A dor será combatida com analgésicos comuns. O edema (inchaço), será pequeno se você usar um suporte escrotal e fizer repouso. Poderá ocorrer manchas arrocheadas (hematoma), que sendo pequenas não terão importância. Porém, se ocorrer sangramento persistente pelo corte ou houver aumento do escroto, você deverá procurar o seu médico. Como em qualquer outra cirurgia a possibilidade de uma infecção sempre existe, porém após uma vasectomia ela é muito incomum.


Existe alguma complicações a longo prazo?

Alguns trabalhos realizados em macacos, tentaram mostrar que havia um aumento de arterosclerose em vasectomizados. Até hoje todos os trabalhos realizados em homens não confirmaram estes achados, pelo contrário, o que achamos é a presença de uma cicatriz no local da cirurgia, em alguns casos, que poderá incomodar.


Relação sexual... Quanto tempo após a cirurgia?

Você deverá a ter todas as suas atividades normais, incluindo a sexual logo que voçê se sentir capaz. Isto ocorrerá cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia. Porém, não se esqueça de continuar a evitar filhos, necessitando de pelo menos 12 ejaculações.


O que fazer após a cirurgia?

Você deverá usar o suporte escrotal por 48 horas e a seguir usá-lo sempre que for andar ou pegar peso, por um período de 20 dias. Faça repouso por 48 horas, somente volte ás atividades normais após 10 dias. Deverá lavar a área operada no dia seguinte á cirurgia, com sabão e água morna. Após coloque um simples "Band-Aid". Os pontos cairão espontaneamente.


Palavras finais

Estas informações são genéricas e poderão não satisfazê-lo totalmente. Converse com o seu urologista e esclareça totalmente suas dúvidas. É muito importante que você discuta com sua parceira a respeito e que você esteja seguro de não querer mais filhos, antes de se submeter á vasectomia.

Voltar à página anterior Imprimir esta página Indicar esta página

Fone/Fax: 17 3519-3111

Rua Antonio de Godoy, 4473 CEP: 15015-100 - São José do Rio Preto - SP

Todos os direitos reservados © 2019 - Urologia | Eliseu Denadai